domingo, 10 de abril de 2011

Campeonato Zona Sul de Ciclismo 2011 - 1ª Etapa

A primeira etapa do Zona Sul de Ciclismo desse ano foi um contra-relógio (larga um de cada vez e todos percorrem a mesma distância, ganhando quem faz o menor tempo) realizado a partir das 9h30m em Rio Grande, na BR 392, partindo do Jardim do Sol, contornado o trevo da Quinta e retornando ao ponto de origem. O campeonato é organizado pela Equipe R.A.O. e patrocinado pela Nobre Bicicletas.

Foram oferecidas as seguintes categorias:
Speed – Estreante, Sub-30, Master A, Master 1, Master 2 e Elite.

MTB – Elite e Master. Na verdade é um evento focado nos corredores de Speed, mas para não excluir quem usa MTB a organização adicionou essas categorias, então todos jovens demais para serem da Master, são considerados Elite! Nunca pensei que seria promovido tão rápido :D

Feminina – A principio ia ser uma categoria da speed, mas acredito que pelo pequeno numero de mulheres na competição os organizadores decidiram tornar uma categoria a parte, pois todos os tipos de bicicletas foram permitidos.

Após a higiene matinal normal comecei o dia comendo miojo com guisado, fazendo alguns sanduiches para levar e pegando da geladeira a garrafa de isotônico caseiro que havia preparado na noite anterior, ficou muito bom alias! Depois os últimos preparativos e parti rumo à primeira etapa do Zona Sul de Ciclismo.

A principio iriam participar do evento três atletas da equipe Guará, Martha (categoria Feminina), Rudnei (Sub-30, Speed) e eu (MTB Elite...HAUAHAHUAHAUHAUHAHA), mas o Rud decidiu não ir. Martha foi de carona no carro do atleta Paulo, Rudnei e eu íamos pedalando até Rio Grande, mas ao passar pelo ponto de encontro às 5h10m e não avistá-lo percebi que seria uma tediosa pedalada em meio à densa cerração da madrugada de domingo.
Contornando o trevo da Quinta.
Apesar de passar a maior parte do tempo sem enxergar direito em meio ao nevoeiro e recoberto de sereno não foi uma pedalada realmente fria ou desagradável. Após clarear o dia foi que passei o momento mais tenso, depois de passar pelo trevo da Quinta decidi pedir informação sobre o “tal lugar do sol” ... sim ... esqueci o nome do local da largada! Para piorar a pessoa para quem eu perguntei só lembrou-se da “Morada do Sol” que fica em Pelotas e apontou para o lado de que eu vim!!

Segui em frente na direção de RG, ainda que um pouco inseguro, logo depois passou no sentido oposto ao que eu me dirigia um carro carregando cinco bicicletas, três em cima e duas atrás. A partir daí apesar de ter recebido instruções no momento da inscrição de ir até a entrada de RG, admito que estava quase convencido que seguia na direção errada! Foi com grande alegria que alguns quilômetros depois avistei a placa “Jardim do Sol”

Fui o primeiro no local, bebi o resto do meu isotônico e logo chegaram os organizadores, conversei com eles, comi um sanduiche com coca-cola e estava pronto para a corrida, ou pelo menos o mais pronto que me era possível.

Quando Martha chegou os ciclistas já estavam largando, como ela era uma das ultimas que iria largar não houve problema, apenas não pude falar com ela porque minha vez estava próxima.

Quando recebi o comando para partir apesar de me atrapalhar um pouco com os pedais comecei bem, o vento a favor cooperou bastante com meu rendimento e pedalei quase toda a primeira metade da prova na marcha mais pesada, inclusive subi um viaduto nessa carga ultrapassando dois competidores que haviam largando antes de mim no processo.

Entretanto após fazer o contorno no trevo da Quinta o vento passou a ser contra e a situação se complicou bastante. Fiz um grande esforço para manter o máximo de velocidade, porém cumpri segunda metade da prova bem mais devagar.

Nesse período de vento contra infernal o Felipe Fossati que largou bem depois de mim me ultrapassou a toda velocidade, ele disse que o vento atrapalhou, só imagino se não tivesse! Cruzei pela Martha que ainda vinha na abençoada primeira parte com o vento a favor e tentei não parecer que estava morrendo para não assustá-la antes do tempo.

Concluindo a prova bastante cansado dei uma parada para comer mais um sanduiche e tomar mais um pouco de coca-cola, então fui mais para perto da chegada esperar a colega de equipe, após ela terminar e algumas felicitações mutuas foi só aguardar as classificações serem definidas.

Provavelmente para não estender até muito tarde o evento os organizadores definiram só os três primeiros de cada categoria já que eles tiveram que subir ao pódio, as colocações dos outros membros de cada uma será postada no site em breve.
Luciana, Martha, Aline, Claudia e Marcela.
Nossa querida Martha ficou em segundo na categoria Feminina (fechando 20 km em 46m11s, média de velocidade de 25.98 km/h), lembrando que nessa tanto bicicletas Speed quanto MTB eram permitidas e teve cinco participantes.

Na categoria Elite MTB fiquei entre os quinze que não subiram ao pódio, quando souber minha classificação correta adiciono no artigo (décimo colocado, 20 km em 40m41s, média de 29.50 km/h).

Com dezoito ciclistas a Elite MTB foi disparada à maior categoria, teve tantos inscritos que havia medalhas de participação para todos! Tive a sorte de ser um dos poucos que recebeu uma delas no ato e aparecer nas fotos com ela no pescoço :p os outros devem retirar as suas nas lojas da Nobre Bicicletas.

Depois que acabou tudo pequei a estrada e pedalei para Pelotas, a tarde estava bastante quente, mas logo ficou nublado e passando o pedágio pequei chuva por uns cinco quilômetros, no resto do percurso fui acompanhado por garoas esparsas e poças de lama laranja no acostamento.


Gostei bastante de toda a função e meu desempenho foi melhor do que na ultima corrida, aos poucos vamos indo.

Um comentário: